8 de junho de 2013

Canta-se histórias. Quando a melodia vira aventura.


Olá, pessoal,

Hoje recebi a indicação de um filme chamado Imaginaerum. Primeiramente senti-me lisonjeada pela pessoa ter lembrado de mim ao assistir o longa baseado no álbum de mesmo nome da banda finlandesa Nightwish. Esse foi o sétimo álbum do grupo de estilo metal sinfônico e todas as músicas desse disco contam a história de um compositor moribundo (Tom) relembrando sua vida. Legal, não é? Uma história narrada em forma de música, um álbum inteiro cheio de aventuras melódicas. As canções  também  foram inspirações nas obras  do cineasta Tim Burton, o escritor Neil Gaiman e o artista plástico Salvador Dali. O melhor de tudo é que toda essa "peripécia"  resultou em um filme.

Imaginaerum estreou nos cinemas dia 23 de novembro de 2012. Não sei como foi a repercussão aqui no Brasil. Provavelmente não chegou aos cinemas daqui. Nem sei se é possível encontrar o DVD do filme nas lojas. E se bater o desespero faça o download, vocês podem encontrar versões legendadas em português na internet. O elenco do filme foi composto por atores britânicos como Francis McCarthy, no papel do protagonista (Tom) já mais velho, Marianne Farley filha do compositor e Quinn Lord, um garoto de 12 anos que representa Tom na sua juventude.


Confira a sinopse oficial: Filme fantasioso baseado na música do 7º disco de estúdio da banda finlandesa Nightwish, que carrega o mesmo nome e tem 13 faixas. O protagonista do filme é um compositor com uma imaginação de outro mundo. Ele é um senhor de idade que pensa ainda ser um garoto. Enquanto dorme, ele viaja em seu passado distante, onde seus antigos sonhos retornam misturados com o mundo de música e fantasia do menino. Em seus sonhos, o senhor luta para encontrar as memórias que mais lhe importavam.

Cenas do filme:





Booktrailler legendado :


(Clique no quadrado ao lado do balãozinho para ativar a legenda.)


 O single Storytime deu o tom da trilha sonora do filme, o líder da banda declarou que a canção é a sua versão do clássico natalino e infantil The Snowman escrita pelo autor inglês Raymond Briggs e publicado em 1978. Aqui ainda não existe versões traduzidas do livro que chegou a ganhar um curta de animação e cartoon.

Então vamos para a letra traduzida que me encantou e me deu vontade de publicar essa postagem. =)

Hora da história

Foi na noite anterior
Quando o mundo inteiro
Sem palavras, sem sonhos, então um dia

Um escritor perto de uma lareira
Imaginou toda Gaia
Foi para uma jornada de um coração sem infância

Um pintor na costa
Imaginou o mundo todo
Dentro do floco de neve na palma de sua mão

Desmoldurado por um poeta
Uma tela de temor
O planeta Terra caindo de novo nas estrelas

Eu sou a voz do nunca, da Terra do Nunca
A inocência dos sonhos de todo homem
Eu sou o túmulo vazio de Peter Pan

A pipa subindo contra o azul, céu azul
Cada chaminé, cada visão do luar
Eu sou a história que vai lhe parecer real
Cada memória que você mantém, querido

Eu sou a jornada
Eu sou o destino
Eu sou o lar
O conto que você lê
Longa para experimentar a noite
Livres e soltos voamos
Siga a loucura
Como você sabe o que é real?

Imaginarium,
um empório de sonhos!
Acaricie os contos
E eles vão lhe parecer reais

Um jogo de contador de histórias
De dentro ele movimenta o portão
O coração chamando é uma caixa ilimitada de contos

Eu sou a voz do nunca, da Terra do Nunca
A inocência dos sonhos de todo homem
Eu sou o túmulo vazio de Peter Pan

A pipa subindo contra o azul, céu azul
Cada chaminé, cada visão do luar
Eu sou a história que vai lhe parecer real
Cada memória que você mantém, querido

Eu sou a voz do nunca, da Terra do Nunca
A inocência dos sonhos de todo homem
Procurando paraísos por outra Terra

Eu sou a voz do nunca, da Terra do Nunca
A inocência dos sonhos de todo homem
Eu sou o túmulo vazio de Peter Pan

A pipa subindo contra o azul, céu azul
Cada chaminé, cada visão do luar
Eu sou a história que vai lhe parecer real
Cada memória que você mantém, querido


Assistam o clipe também!



Espero que tenham gostado dessa postagem diferente!


P.S.: Para escutar os vídeos com maior qualidade, aperte o pause da trilha sonora do blog.


3 Outras confissões...:

Ana disse...

Não conhecia e fiquei doida para ver! Será que acho em DVD? Ótima dica, Laisa!!

Laísa Couto disse...

Oi, Ana,

No site oficial da banda vc encontra informações sobre a venda do DVD.

Obrigada pela visita!

JLM disse...

oi, l.

eu gosto d ouvir a banda, e assisti o filme em julho agora justamente pq curto o tom sombrio do burton/gaiman. mas o filme é mto sonífero. quem adaptou o roteiro n soube criar algo instigante nem p crianças nem p adultos.

Postar um comentário